SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Interação entre música e tecnologia para o ensino de Biologia: uma experiência utilizando a web-rádioTecnologias da informação e comunicação e qualidade da educação na perspectiva de uma professora de Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SASSERON, Lúcia Helena  e  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Uma análise de referenciais teóricos sobre a estrutura do argumento para estudos de argumentação no ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.243-262. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133243.

A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento.

Palavras-chave : Argumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )