SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3An analysis of theoretical frameworks about argument structure for argumentation studies in science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

DUARTE, Marcia  and  REZENDE, Flavia. Tecnologias da informação e comunicação e qualidade da educação na perspectiva de uma professora de Ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.263-281. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133263.

Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas.

Keywords : Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )