SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Uma análise de referenciais teóricos sobre a estrutura do argumento para estudos de argumentação no ensino de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DUARTE, Marcia  y  REZENDE, Flavia. Tecnologias da informação e comunicação e qualidade da educação na perspectiva de uma professora de Ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.263-281. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133263.

Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas.

Palabras clave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )