SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Uma análise de referenciais teóricos sobre a estrutura do argumento para estudos de argumentação no ensino de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

DUARTE, Marcia  e  REZENDE, Flavia. Tecnologias da informação e comunicação e qualidade da educação na perspectiva de uma professora de Ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.263-281. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011133263.

Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas.

Palavras-chave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )