SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BASEADA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE COMPANHEIROS DE OFÍCIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MARANDINO;, Martha  e  IANELLI., Isabela Tacito. MODELOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MUSEUS: ANÁLISE DA VISITA ORIENTADA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.17-33. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140101.

O artigo identifica modelos de educação em ciências que fundamentam as visitas orientadas realizadas em dois museus: o zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba/SP, e o Museu de Zoologia da USP/SP. A pesquisa qualitativa foi feita a partir do levantamento e análise de documentos e entrevistas oriundos dos mestra dos de Garcia (2006) e Martins (2006). Os resultados indicam que o modelo predomi nante em ambas as instituições é o construtivista. Em menor grau aparecem os mo delos de redescoberta, CTS, tradicional e tecnicista. No entanto, em ambas as insti tuições, aspectos referentes a quase todos os modelos são evidenciados, o que levanta questionamentos sobre até que ponto os museus assumem, de forma consistente, determinadas concepções pedagógicas em suas ações educativas.

Palavras-chave : Museus de ciência; modelos de educação em ciência; tendências educacionais; educação em museus..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )