SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1SCIENCE TEACHER EDUCATION BASED ON ASSOCIATION OF CRAFT FELLOWCONTRIBUTIONS OF DIDACTIC RATIONAL RECONSTRUCTION IN THE DEVELOP MENT OF MORE ACCEPTABLE EPISTEMOLOGICAL CONCEPTIONS ON THE NATU RE OF SCIENCE AND SCIENTIFIC PROGRESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LIMA;, Paulo Gomes; ARANDA;, Maria Alice de Miranda  and  LIMA., Antonio Bosco de. POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.51-64. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140103.

Este artigo tem como objetivo analisar os condicionantes sócio-históricos das políticas educacionais no Brasil, o entendimento da participação como um dos canais do processo democrático e a gestão democrática da escola a partir da década de 1990. Utilizamos como caminho metodológico o materialismo histórico-dialético com o intuito recorrente de problematizar os elementos desveladores do objeto or ganizados em três eixos, a saber, a) políticas educacionais no Brasil: consensualidade e naturalização; b) participação e democracia induzidas na e para a escola no Brasil; e c) gestão democrática: olhares e leituras de mundo. O estudo evidenciou a necessi dade de processos emancipatórios e políticos da escola no Brasil não condicionados por sua redução à lógica do mercado, mas orientados pelo processo de construção permanente da consciência coletiva e emancipação na razão libertadora do homem.

Keywords : Políticas educacionais; gestão democrática; participação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )