SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1EDUCATIONAL POLICIES, PARTICIPATION AND DEMOCRATIC MANAGEMENT OF THE BRAZILIAN SCHOOL IN CONTEMPORANEITYPROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA;, Osmar Henrique Moura da; LABURU;, Carlos Eduardo  and  NARDI., Roberto. CONTRIBUIÇÕES DA RECONSTRUÇÃO RACIONAL DIDÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEPÇÕES EPISTEMOLOGICAMENTE MAIS ACEITÁVEIS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E DO PROGRESSO CIENTÍFICO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.65-80. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140104.

Este estudo insere-se na linha de pesquisa das concepções sobre a natu reza da ciência (CNC) no ambiente escolar. Mais especificamente, naquele professor de ciências naturais que diz não se interessar pela filosofia, normalmente se nota uma tendência de se entender e se ensinar uma visão de ciência pronta/acabada e imutá vel, que influencia diretamente a concepção de ciência nos estudantes. Realiza-se a aplicação de uma reconstrução racional didática no ensino médio cujos resultados vão ao encontro da concepção educacional mais epistemologicamente aceitável sobre a natureza da ciência como algo provisório, variável e controverso.

Keywords : Reconstrução racional didática; história e filosofia da ciência; ensino médio..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )