SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRAPROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA;, Osmar Henrique Moura da; LABURU;, Carlos Eduardo  y  NARDI., Roberto. CONTRIBUIÇÕES DA RECONSTRUÇÃO RACIONAL DIDÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEPÇÕES EPISTEMOLOGICAMENTE MAIS ACEITÁVEIS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E DO PROGRESSO CIENTÍFICO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.65-80. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140104.

Este estudo insere-se na linha de pesquisa das concepções sobre a natu reza da ciência (CNC) no ambiente escolar. Mais especificamente, naquele professor de ciências naturais que diz não se interessar pela filosofia, normalmente se nota uma tendência de se entender e se ensinar uma visão de ciência pronta/acabada e imutá vel, que influencia diretamente a concepção de ciência nos estudantes. Realiza-se a aplicação de uma reconstrução racional didática no ensino médio cujos resultados vão ao encontro da concepção educacional mais epistemologicamente aceitável sobre a natureza da ciência como algo provisório, variável e controverso.

Palabras clave : Reconstrução racional didática; história e filosofia da ciência; ensino médio..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )