SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1CONTRIBUTIONS OF DIDACTIC RATIONAL RECONSTRUCTION IN THE DEVELOP MENT OF MORE ACCEPTABLE EPISTEMOLOGICAL CONCEPTIONS ON THE NATU RE OF SCIENCE AND SCIENTIFIC PROGRESSSCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY; WORK AND EDUCATION: OPPORTUNI TIES IN CURRICULUM INTEGRATION OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGIC ED UCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

TAXINI;, Camila Linhares; PUGA;, Cintia Cristina Isicawa; SILVA;, Caio Samuel Franciscati  and  OLIVEIRA., Rosemary Rodrigues. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.81-97. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140105.

Esta pesquisa objetivou desenvolver uma sequência didática para o ensino do tema "Estações do ano", capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, na busca de se possibilitar que o conhecimento seja relacionado à estrutura cognitiva dos es tudantes de modo significativo, sendo ancorado nela. Para o desenvolvimento das atividades de ensino foram utilizadas várias modalidades didáticas, tais como brains torming, dramatização, jogo, pesquisa, problematização, vídeo, entre outras, na tenta tiva de se atender às diferenças individuais dos alunos. Os achados indicam que a se quência didática desenvolvida favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos alunos revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos.

Keywords : Aprendizagem significativa; ensino de ciências; ensino de astronomia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )