Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
TAXINI;, Camila Linhares; PUGA;, Cintia Cristina Isicawa; SILVA;, Caio Samuel Franciscati y OLIVEIRA., Rosemary Rodrigues. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.81-97. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013140105.
Esta pesquisa objetivou desenvolver uma sequência didática para o ensino do tema "Estações do ano", capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, na busca de se possibilitar que o conhecimento seja relacionado à estrutura cognitiva dos es tudantes de modo significativo, sendo ancorado nela. Para o desenvolvimento das atividades de ensino foram utilizadas várias modalidades didáticas, tais como brains torming, dramatização, jogo, pesquisa, problematização, vídeo, entre outras, na tenta tiva de se atender às diferenças individuais dos alunos. Os achados indicam que a se quência didática desenvolvida favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos alunos revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos.
Palabras clave : Aprendizagem significativa; ensino de ciências; ensino de astronomia..