SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTALCONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ARAUJO;, Abelardo Bento  e  SILVA., Maria Aparecida da. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE; TRABALHO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.99-112. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140106.

Supondo haver lacunas na produção teórica sobre Currículo, especialmen te integrando os campos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Trabalho e Educa ção (T&E), este artigo questiona a possibilidade de integrar os pressupostos desses campos no currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ciente da im possibilidade de responder cabalmente à indagação, o texto pretende ser ponto de partida para discussões futuras. Primeiramente, analisam-se as obras A estrutura das revoluções científicas, de Thomas Kuhn, e Primavera silenciosa, de Rachel Carson, publi cadas no ano de 1962 - dialogando-se com autores que discutem CTS em educação. Em um segundo momento, analisam-se produções contemporâneas sobre os vín culos entre T&E na sociedade capitalista, evidenciando-se possibilidades de inte gração entre os dois campos, relacionando-os ao currículo da EPT.

Palavras-chave : CTS; T&E; currículo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )