SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOMSCIENCE EDUCATION AND CLASSROOM INTERACTION: SOME DIRECTIONS FOR A DYNAMIC ANALYSIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

KEITEL;, Liane; PEREIRA;, Reginaldo  and  BERTICELLI., Ireno Antônio. PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.131-146. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140108.

Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida.

Keywords : Paradigmas em ciências; meio ambiente; complexidade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )