SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULADIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E INTERAÇÕES EM SALA DE AULA: ALGUMAS DIRE TRIZES PARA UMA ANÁLISE DINÂMICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

KEITEL;, Liane; PEREIRA;, Reginaldo  y  BERTICELLI., Ireno Antônio. PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.131-146. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140108.

Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida.

Palabras clave : Paradigmas em ciências; meio ambiente; complexidade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )