SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULADIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E INTERAÇÕES EM SALA DE AULA: ALGUMAS DIRE TRIZES PARA UMA ANÁLISE DINÂMICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

KEITEL;, Liane; PEREIRA;, Reginaldo  e  BERTICELLI., Ireno Antônio. PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.131-146. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140108.

Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida.

Palavras-chave : Paradigmas em ciências; meio ambiente; complexidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )