SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENTCONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELE MENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDEN TITY FORMATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BUTY;, Christian; BADREDDINE;, Zeynab  and  REGNIER., Jean-Claude. DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E INTERAÇÕES EM SALA DE AULA: ALGUMAS DIRE TRIZES PARA UMA ANÁLISE DINÂMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.147-165. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140109.

Este artigo trata da seguinte ideia: a análise de situações de sala de aula devem combinar uma conjunto de quatro parâmetros para desvendar a complexi dade e a riqueza. Os parâmetros em questão são os aspectos epistemológicos conti dos no discurso, a forma das representações utilizadas, o tipo de interação discursiva e as formas de engajamento dos atores na situação. Ferramentas metodológicas são propostas para construir a articulação entre estes diferentes aspectos. Uma situação é analisada, a título de exemplo, seguindo as quatro dimensões.

Keywords : Análise de situações de sala de aula; complexidade; metodologia..

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )