Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
BUTY;, Christian; BADREDDINE;, Zeynab e REGNIER., Jean-Claude. DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E INTERAÇÕES EM SALA DE AULA: ALGUMAS DIRE TRIZES PARA UMA ANÁLISE DINÂMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.147-165. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013140109.
Este artigo trata da seguinte ideia: a análise de situações de sala de aula devem combinar uma conjunto de quatro parâmetros para desvendar a complexi dade e a riqueza. Os parâmetros em questão são os aspectos epistemológicos conti dos no discurso, a forma das representações utilizadas, o tipo de interação discursiva e as formas de engajamento dos atores na situação. Ferramentas metodológicas são propostas para construir a articulação entre estes diferentes aspectos. Uma situação é analisada, a título de exemplo, seguindo as quatro dimensões.
Palavras-chave : Análise de situações de sala de aula; complexidade; metodologia..