SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTEREFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇAO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BUTY;, Christian; BADREDDINE;, Zeynab  e  REGNIER., Jean-Claude. DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E INTERAÇÕES EM SALA DE AULA: ALGUMAS DIRE TRIZES PARA UMA ANÁLISE DINÂMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.147-165. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140109.

Este artigo trata da seguinte ideia: a análise de situações de sala de aula devem combinar uma conjunto de quatro parâmetros para desvendar a complexi dade e a riqueza. Os parâmetros em questão são os aspectos epistemológicos conti dos no discurso, a forma das representações utilizadas, o tipo de interação discursiva e as formas de engajamento dos atores na situação. Ferramentas metodológicas são propostas para construir a articulação entre estes diferentes aspectos. Uma situação é analisada, a título de exemplo, seguindo as quatro dimensões.

Palavras-chave : Análise de situações de sala de aula; complexidade; metodologia..

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )