SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1SCIENCE EDUCATION AND CLASSROOM INTERACTION: SOME DIRECTIONS FOR A DYNAMIC ANALYSISSTUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

DUTRA, Edna Falcão  and  TERRAZZAN, Eduardo A.. REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇAO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE1. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.169-180. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140111.

O projeto de pesquisa DIPIED tem desenvolvido o estudo das reformu lações em cursos de licenciatura (CL), procurando contribuir para compreensão da organização das configurações curriculares desses cursos. Neste trabalho, tomamos por base CL em Química de sete instituições de ensino superior, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ e URI, para analisar possibilidades das suas configu rações curriculares favorecerem a formação identitária do professor. Como fontes de informação, utilizamos projetos político-pedagógicos (PPP) desses cursos. Cons tatamos que há algumas limitações para formação de identidade profissional que diferencie o professor da Educação Básica do bacharel atuante na área correspon dente. De modo geral, os perfis profissionais expressos nesses PPPs contêm elemen tos favoráveis à estruturação de processos formativos que contribuam para formação da identidade profissional do professor.

Keywords : Formação de professores; cursos de licenciatura; projeto político-pedagógico..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )