SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E INTERAÇÕES EM SALA DE AULA: ALGUMAS DIRE TRIZES PARA UMA ANÁLISE DINÂMICAESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICANO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DUTRA, Edna Falcão  y  TERRAZZAN, Eduardo A.. REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇAO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE1. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.169-180. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140111.

O projeto de pesquisa DIPIED tem desenvolvido o estudo das reformu lações em cursos de licenciatura (CL), procurando contribuir para compreensão da organização das configurações curriculares desses cursos. Neste trabalho, tomamos por base CL em Química de sete instituições de ensino superior, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ e URI, para analisar possibilidades das suas configu rações curriculares favorecerem a formação identitária do professor. Como fontes de informação, utilizamos projetos político-pedagógicos (PPP) desses cursos. Cons tatamos que há algumas limitações para formação de identidade profissional que diferencie o professor da Educação Básica do bacharel atuante na área correspon dente. De modo geral, os perfis profissionais expressos nesses PPPs contêm elemen tos favoráveis à estruturação de processos formativos que contribuam para formação da identidade profissional do professor.

Palabras clave : Formação de professores; cursos de licenciatura; projeto político-pedagógico..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )