SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELE MENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDEN TITY FORMATIONANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FLOR, Cristhiane Cunha  and  CASSIANI, Suzani. ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICANO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.181-193. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140112.

A incorporação dos trabalhos de Lev S. Vigotsky às pesquisas em ensino de Ciências gerou articulações entre linguagem e Educação Científica no sentido de se estudar a utilização e papel das analogias nesse contexto e o discurso, leitura e escri ta no âmbito do ensino de ciências, por exemplo. Diante desse cenário, temos como proposta apresentar uma revisão na literatura da área de Educação Científica, com recorte de trabalhos que envolvam estudos brasileiros, linguagem e educação química em sala de aula. Entre os resultados, encontramos três enfoques principais: papel e funcionamento de analogias no ensino de Química, análise de interações discursivas em sala de aula e escrita e leitura de artigos científicos e divulgação científica no ensi no superior.

Keywords : Linguagem; educação química; levantamento bibliográfico..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )