SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇAO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE1ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FLOR, Cristhiane Cunha  y  CASSIANI, Suzani. ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICANO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.181-193. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140112.

A incorporação dos trabalhos de Lev S. Vigotsky às pesquisas em ensino de Ciências gerou articulações entre linguagem e Educação Científica no sentido de se estudar a utilização e papel das analogias nesse contexto e o discurso, leitura e escri ta no âmbito do ensino de ciências, por exemplo. Diante desse cenário, temos como proposta apresentar uma revisão na literatura da área de Educação Científica, com recorte de trabalhos que envolvam estudos brasileiros, linguagem e educação química em sala de aula. Entre os resultados, encontramos três enfoques principais: papel e funcionamento de analogias no ensino de Química, análise de interações discursivas em sala de aula e escrita e leitura de artigos científicos e divulgação científica no ensi no superior.

Palabras clave : Linguagem; educação química; levantamento bibliográfico..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )