SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONSTHE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SO CIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BARBOSA, Jéssica Ulisses et al. ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.195-208. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140113.

O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos.

Keywords : Ensino de bioquímica; analogias; ensino médio..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )