SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICANO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕESO SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BARBOSA, Jéssica Ulisses et al. ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.195-208. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140113.

O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos.

Palavras-chave : Ensino de bioquímica; analogias; ensino médio..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )