SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIOTEMA SOCIOCIENTÍFICO "CACHAÇA" EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. O SEGREDO DE ARTHUR CLARKE: UM MODELO SEMIÓTICO PARA TRATAR QUESTÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA USANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.209-226. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140114.

O uso da ficção científica no ensino de Ciências tem sido proposto por diversos autores. Neste trabalho lançamos mão da semiótica greimasiana, que con sidera a significação do texto sob o ponto de vista narrativo, para a análise de um con to de Arthur Clarke. Consideramos o texto a partir dos três níveis propostos pela teoria de Greimas: o discursivo, o narrativo e o fundamental. Pela articulação desses níveis construímos um modelo de análise baseado no nível discursivo, especifica mente na relação entre tema e figura, para funcionar como ferramenta para se ma pearem os temas sociais e políticos conexos com a ciência em obras de ficção cien tífica, para a elaboração de atividades didáticas que não se restrinjam à simples dis cussão conceitual.

Palabras clave : Ficção científica; ensino de ciências; semiótica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )