SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1THE SECRET OF ARTHUR CLARKE: A SEMIOTIC MODEL FOR APPROACHING SO CIAL ISSUES OF SCIENCE USING THE SCIENCE FICTIONTRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SANTOS, Míriam Stassun dos; AMARAL, Carmem Lúcia Costa  and  MACIEL, Maria Delourdes. TEMA SOCIOCIENTÍFICO "CACHAÇA" EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.227-239. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140115.

Apresentamos pesquisa qualitativa referente a um estudo de caso, com estudantes da última série do curso técnico de Química integrado do CEFET-MG, adotando temas sociocientíficos (TS) com abordagem CTS nas aulas práticas de Química Orgânica Aplicada. Consideramos os resultados para o TS "cachaça" e obser vamos interações e diálogos entre professor e estudantes e a didática do professor. Registramos percepções e desenvolvimento de atitudes, valores (PIEARCTS) e ha bilidades. Na metodologia utilizamos observações, registros, gravações, filmagens e questionários. Ficou evidente a importância do professor na condução das dis cussões, nas estratégias envolvendo estudantes nas discussões e vivência de situações reais. Ressaltamos a inserção de TS nos currículos de Química como condição funda mental para desenvolver uma educação CTS humanista, e nos cursos de educação profissional, com potencialidades transformadoras.

Keywords : Educação profissional; temas sociocientíficos; química; CTS; PIEARCTS..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )