SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1SOCIOSCIENTIFIC SUBJECT "CACHAÇA" IN PRACTICAL CHEMISTRY CLASSES: A STS APPROACHTHE SOLUBILITY OF IONIC COMPOUNDS: HOW UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS EXPLAIN THE BEHAVIOR OF SILVER CHLORIDE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva  and  SOARES, Márlon H. F. B.. TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.241-255. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140116.

Para adequar o contexto da formação de professores às orientações legais da educação básica, os projetos pedagógicos de cursos (PPC) de formação de pro fessores inseriram em seus textos a interdisciplinaridade tratando-a como um dos eixos norteadores da proposta pedagógica. A partir de tal aspecto, esta pesquisa in vestigou, por meio da análise textual discursiva, oito PPCs de cursos de licenciatura em Química do estado de Goiás, buscando identificar de que forma a interdiscipli naridade está caracterizada nos PPCs e se estes documentos apresentam a viabiliza ção da formação de caráter interdisciplinar para o futuro docente. Observamos que os PPCs apresentam a interdisciplinaridade como um dos eixos de suas propostas pedagógicas, mas não oferecem suporte teórico nem indicam os caminhos metodológicos para tal adequação.

Keywords : Interdisciplinaridade; projeto pedagógico; licenciatura em química..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )