SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁSTHEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LIMA, Analice de Almeida  and  NUNEZ, Isauro Beltrán. A SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS IÔNICOS: COMO OS LICENCIANDOS EM QUÍMICA EXPLICAM O COMPORTAMENTO DO CLORETO DE PRATA?. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.257-269. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140117.

O trabalho objetivou analisar se licenciandos em Química fazem uso de um modelo teórico de ligação química para explicar a solubilidade de um composto químico. A investigação foi realizada ao longo de três anos, com 55 estudantes do curso de licenciatura em Química da UFRN, utilizando-se, para tanto, como instru mento de pesquis,a um questionário com questões abertas. A análise dos dados reve lou que o modelo para as ligações iônicas não foi utilizado adequadamente para ex plicar o comportamento de um determinado composto iônico, o que indica limita ções quanto aos saberes relativos a esse conteúdo no grupo investigado. Esses resul tados evidenciam a importância da realização de discussões durante a formação ini cial de professores acerca dos diferentes saberes que farão parte da prática docente.

Keywords : Modelos; formação inicial; ligações químicas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )