SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁSFUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

LIMA, Analice de Almeida  e  NUNEZ, Isauro Beltrán. A SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS IÔNICOS: COMO OS LICENCIANDOS EM QUÍMICA EXPLICAM O COMPORTAMENTO DO CLORETO DE PRATA?. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.257-269. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140117.

O trabalho objetivou analisar se licenciandos em Química fazem uso de um modelo teórico de ligação química para explicar a solubilidade de um composto químico. A investigação foi realizada ao longo de três anos, com 55 estudantes do curso de licenciatura em Química da UFRN, utilizando-se, para tanto, como instru mento de pesquis,a um questionário com questões abertas. A análise dos dados reve lou que o modelo para as ligações iônicas não foi utilizado adequadamente para ex plicar o comportamento de um determinado composto iônico, o que indica limita ções quanto aos saberes relativos a esse conteúdo no grupo investigado. Esses resul tados evidenciam a importância da realização de discussões durante a formação ini cial de professores acerca dos diferentes saberes que farão parte da prática docente.

Palavras-chave : Modelos; formação inicial; ligações químicas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )