SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1THE SOLUBILITY OF IONIC COMPOUNDS: HOW UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS EXPLAIN THE BEHAVIOR OF SILVER CHLORIDE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COSTA, Rodrigo Garrett da; PASSERINO, Liliana Maria  and  ZARO, Milton Antonio. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.271-281. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140118.

A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem.

Keywords : Conceitos; ensino e aprendizagem; química..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )