SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2EDUCATION AND TECHNOSCIENCE IN CONTEMPORARY BRAZIL: INVESTIGA TIVE PERSPECTIVE TO CURRICULUM STUDIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VIEIRA;, Rodrigo Drumond; KELLY;, Gregory J.  and  NASCIMENTO., Silvania Sousa do. UMA ESTRUTUA ANALÍTICA BASEADA NA TEORIA DA ATIVIDADE PARA INVESTIGAR O DISCURSO EM SALAS DE AULA DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.13-46. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140202.

Neste artigo introduzimos uma nova estrutura e metodologia para analisar o discurso em salas de aula de ciências e a aplicamos para analisar um curso de formação de professores de física. Dois campos de pesquisa foram adaptados para desenvolver a estrutura analítica: teoria da atividade e linguística. Da teoria da atividade aplicamos os níveis de análise (atividade, ações e operações) para organizar e estruturar as análises do discurso. Do campo da linguística utilizamos recursos da sociolinguística e da linguística textual para realizar análises nos níveis da ação e da operação. Da sociolinguística utilizamos as pistas de contextualização para considerar os modos pelos quais os participantes segmentaram as suas conversações de sala de aula. A linguística textual nos proveu com um conjunto de categorias para analisar os modos de organização da linguagem (e.g., argumentação, explicação, narração, descrição, injunção e diálogo). A partir dessa análise, propomos o exame dos movimentos discursivos do professor, os quais chamamos de Procedimentos Discursivos Didáticos (PDD). Deste modo, a estrutura oferece meios para situar esses PDD em diferentes modos de organização da linguagem, examinar as funções que os PDD cumprem em eventos e considerar os objetivos didáticos relevantes que são satisfeitos. A estrutura analítica foi aplicada para analisar a emergência e desenvolvimento de uma situação argumentativa e investigar os seus PDD específicos e as suas funções. Finalmente, exploramos as possíveis contribuições da estrutura para a pesquisa em educação em ciências e consideramos algumas das suas limitações.

Keywords : Metodologia para análise do discurso; teoria da atividade; sociolinguística; linguística textual..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )