SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2EDUCAÇÃO E TECNOCIÊNCIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS INVESTIGATIVAS AOS ESTUDOS CURRICULARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

VIEIRA;, Rodrigo Drumond; KELLY;, Gregory J.  y  NASCIMENTO., Silvania Sousa do. UMA ESTRUTUA ANALÍTICA BASEADA NA TEORIA DA ATIVIDADE PARA INVESTIGAR O DISCURSO EM SALAS DE AULA DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.13-46. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140202.

Neste artigo introduzimos uma nova estrutura e metodologia para analisar o discurso em salas de aula de ciências e a aplicamos para analisar um curso de formação de professores de física. Dois campos de pesquisa foram adaptados para desenvolver a estrutura analítica: teoria da atividade e linguística. Da teoria da atividade aplicamos os níveis de análise (atividade, ações e operações) para organizar e estruturar as análises do discurso. Do campo da linguística utilizamos recursos da sociolinguística e da linguística textual para realizar análises nos níveis da ação e da operação. Da sociolinguística utilizamos as pistas de contextualização para considerar os modos pelos quais os participantes segmentaram as suas conversações de sala de aula. A linguística textual nos proveu com um conjunto de categorias para analisar os modos de organização da linguagem (e.g., argumentação, explicação, narração, descrição, injunção e diálogo). A partir dessa análise, propomos o exame dos movimentos discursivos do professor, os quais chamamos de Procedimentos Discursivos Didáticos (PDD). Deste modo, a estrutura oferece meios para situar esses PDD em diferentes modos de organização da linguagem, examinar as funções que os PDD cumprem em eventos e considerar os objetivos didáticos relevantes que são satisfeitos. A estrutura analítica foi aplicada para analisar a emergência e desenvolvimento de uma situação argumentativa e investigar os seus PDD específicos e as suas funções. Finalmente, exploramos as possíveis contribuições da estrutura para a pesquisa em educação em ciências e consideramos algumas das suas limitações.

Palabras clave : Metodologia para análise do discurso; teoria da atividade; sociolinguística; linguística textual..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )