SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2EDUCATION AND TECHNOSCIENCE IN CONTEMPORARY BRAZIL: INVESTIGA TIVE PERSPECTIVE TO CURRICULUM STUDIESANALYSIS OF INCLUSIVE PROCESS IN A STATESCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF BAURU: THE VOICE OF A STUDENT WITH VISION IMPAIRMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

AMANTES;, Amanda  and  OLIVEIRA., Elrismar. A CONSTRUÇÃO E O USO DE SISTEMAS DE CATEGORIAS PARA AVALIAR O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.61-79. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140204.

Neste trabalho, expomos três metodologias utilizadas para identificar patamares de entendimento de sujeitos em situações específi cas de pesquisa. Construímos sistemas categóricos para analisar respos tas de estudantes de diferentes séries do Ensino Médio. Três perspec tivas fundamentaram a elaboração: a Teoria de Habilidades Dinâmicas (FISCHER, 1980, 2006), a Taxonomia SOLO (BIGGS e COLLIS, 1982) e a perspectiva docente de avaliação. Duas investigações são relatadas, porém, o foco do trabalho é evidenciar os três métodos de análise qua litativa, explicitando os critérios e os procedimentos realizados para a construção dos sistemas. Acreditamos que discussões metodológicas dessa natureza devam ser realizadas no âmbito das pesquisas educacio nais para que os parâmetros de investigação sejam melhor pensados em termos de elaboração e aplicação.

Keywords : Metodologia; ensino de ciências; aprendizagem..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )