SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2EDUCAÇÃO E TECNOCIÊNCIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS INVESTIGATIVAS AOS ESTUDOS CURRICULARESANÁLISE DO PROCESSO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BAURU: A VOZ DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

AMANTES;, Amanda  y  OLIVEIRA., Elrismar. A CONSTRUÇÃO E O USO DE SISTEMAS DE CATEGORIAS PARA AVALIAR O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.61-79. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140204.

Neste trabalho, expomos três metodologias utilizadas para identificar patamares de entendimento de sujeitos em situações específi cas de pesquisa. Construímos sistemas categóricos para analisar respos tas de estudantes de diferentes séries do Ensino Médio. Três perspec tivas fundamentaram a elaboração: a Teoria de Habilidades Dinâmicas (FISCHER, 1980, 2006), a Taxonomia SOLO (BIGGS e COLLIS, 1982) e a perspectiva docente de avaliação. Duas investigações são relatadas, porém, o foco do trabalho é evidenciar os três métodos de análise qua litativa, explicitando os critérios e os procedimentos realizados para a construção dos sistemas. Acreditamos que discussões metodológicas dessa natureza devam ser realizadas no âmbito das pesquisas educacio nais para que os parâmetros de investigação sejam melhor pensados em termos de elaboração e aplicação.

Palabras clave : Metodologia; ensino de ciências; aprendizagem..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )