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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

AYRES;, Ana Cléa Moreira  y  SELLES., Sandra Escovedo. HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS COM A DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.95-107. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140206.

O artigo apresenta um estudo histórico acerca dos cursos de Licenciatura na área de Ciências Naturais no Brasil e, em particular, das propostas de Licenciaturas Curtas implementadas nas décadas de 1960-70. Apoiado em referenciais do campo do currículo, problematizam-se rela ções e conflitos que se estabeleceram na proposição das licenciaturas cur tas, relacionando-os com as demandas históricas por escolarização e com as especificidades da disciplina escolar Ciências. A análise dos argumentos produzidos no interior da comunidade acadêmica face a essas propostas e sustentados a partir de perspectivas epistemológicas e curriculares confli tantes é igualmente apresentada. Argumenta-se que o estudo da formação docente - suas concepções e modelos formativos - requer analisar tanto sua dimensão macrossocial quanto as relações mais específicas que confi guram a disciplina escolar.

Palabras clave : Educação em ciências; história do currículo; formação de professores de ciências..

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