SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2ANÁLISE DO PROCESSO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BAURU: A VOZ DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUALUTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

AYRES;, Ana Cléa Moreira  e  SELLES., Sandra Escovedo. HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS COM A DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.95-107. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140206.

O artigo apresenta um estudo histórico acerca dos cursos de Licenciatura na área de Ciências Naturais no Brasil e, em particular, das propostas de Licenciaturas Curtas implementadas nas décadas de 1960-70. Apoiado em referenciais do campo do currículo, problematizam-se rela ções e conflitos que se estabeleceram na proposição das licenciaturas cur tas, relacionando-os com as demandas históricas por escolarização e com as especificidades da disciplina escolar Ciências. A análise dos argumentos produzidos no interior da comunidade acadêmica face a essas propostas e sustentados a partir de perspectivas epistemológicas e curriculares confli tantes é igualmente apresentada. Argumenta-se que o estudo da formação docente - suas concepções e modelos formativos - requer analisar tanto sua dimensão macrossocial quanto as relações mais específicas que confi guram a disciplina escolar.

Palavras-chave : Educação em ciências; história do currículo; formação de professores de ciências..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )