SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS COM A DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTALCURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MAINGINSKI;, Fábio Edenei; RESENDE;, Luis Maurício Martins de  e  PENTEADO., Adriane de Lima. UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.109-119. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140207.

Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos.

Palavras-chave : Blog; webquest; ciência dos materiais; metodologia de ensino, ensino de engenharia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )