SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCE COURSEMULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CARDOSO;, Lívia de Rezende  and  ARAUJO., Maria Inez de Oliveira. CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.121-135. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140208.

Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional.

Keywords : Educação do campo; ensino de ciências; currículo escolar..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )