SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAISMULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

CARDOSO;, Lívia de Rezende  e  ARAUJO., Maria Inez de Oliveira. CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.121-135. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140208.

Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional.

Palavras-chave : Educação do campo; ensino de ciências; currículo escolar..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )