Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
KLEIN;, Tânia Aparecida da Silva e LABURU., Carlos Eduardo. MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.137-152. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013140209.
A partir do referencial teórico da Representação Multimodal de Conceitos e da Teoria da Aprendizagem Significativa, este artigo teve como objetivo identificar como o conceito de biotecnologia é construído por alunos do nível médio de ensino, quando utilizam imagens e repre sentações verbais em sala de aula. Os dados foram obtidos durante o de senvolvimento de atividades teórico-práticas sobre o tema transgênicos. Foi possível categorizar diferentes níveis de significação conceitual em cada modo representacional, em distintos momentos das atividades. Os resul tados apontam que a interação entre os diferentes níveis de significação estabelecidos está diretamente relacionada ao modo representacional utili zado, mas o modo verbal-oral permite que o estudante transite com maior facilidade entre os níveis de significação.
Palavras-chave : Biotecnologia; multimodos de representação; níveis de significação..