SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPOABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

KLEIN;, Tânia Aparecida da Silva  e  LABURU., Carlos Eduardo. MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSÍVEIS INTERCONEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.137-152. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140209.

A partir do referencial teórico da Representação Multimodal de Conceitos e da Teoria da Aprendizagem Significativa, este artigo teve como objetivo identificar como o conceito de biotecnologia é construído por alunos do nível médio de ensino, quando utilizam imagens e repre sentações verbais em sala de aula. Os dados foram obtidos durante o de senvolvimento de atividades teórico-práticas sobre o tema transgênicos. Foi possível categorizar diferentes níveis de significação conceitual em cada modo representacional, em distintos momentos das atividades. Os resul tados apontam que a interação entre os diferentes níveis de significação estabelecidos está diretamente relacionada ao modo representacional utili zado, mas o modo verbal-oral permite que o estudante transite com maior facilidade entre os níveis de significação.

Palavras-chave : Biotecnologia; multimodos de representação; níveis de significação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )