SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2MULTIMODAL REPRESENTATIONS AND THE THEORY OF MEANINGFUL LEARNING: POSSIBLE CONNECTIONS IN THE CONSTRUCTION OF THE BIO TECHNOLOGY CONCEPTDEMOCRATIC SCHOOL MANAGEMENT AND EDUCATION MANAGEMENT: TEACH ER ASSISTANCE FOR THE CONSTRUCTION OF AUTONOMY IN SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

STRIEDER;, Roseline Beatriz; WATANABE-CARAMELLO;, Giselle  and  GEHLEN., Simoni Tormohlen. ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.153-169. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140210.

Com a intenção de discutir limites e possibilidades da Abordagem Temática no contexto educacional brasileiro, neste artigo são analisadas com preensões de professores da Educação Básica sobre tal abordagem. Para tan to, foi realizado um questionário aplicado a um total de 13 professores de Física do Ensino Médio, oriundos de escolas da região metropolitana de São Paulo. Nesse questionário, foi explorada a importância que os docentes atri buem ao trabalho temático em sala de aula, os temas considerados relevantes e possíveis articulações entre os temas e os conceitos físicos. Os resultados apontam para as compreensões dos professores em três âmbitos, que arti culam a abordagem de temas (i) à resolução de problemas; (ii) às discussões sobre Ciência - Tecnologia - Sociedade e (iii) ao currículo estabelecido nas es colas. Constatou-se que os professores possuem uma compreensão sobre as potencialidades da abordagem de temas no Ensino Médio, relacionando-as à resolução de problemas e à possibilidade de discussões sobre o desenvolvi mento científico-tecnológico, ainda que de forma pouco crítica. Além disso, apresentam clareza, dentro de uma visão simplificadora, sobre os conteúdos que podem auxiliá-los na compreensão de determinado tema. Destaca-se a necessidade de problematizar e aprofundar as compreensões dos professores sobre a abordagem de temas, em especial, no que se refere ao papel que os temas e os conhecimentos científicos assumem no contexto escolar.

Keywords : Abordagem temática; compreensões de professores; ensino de física..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )