SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3INCIDÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES SOBRE SEU GRAU DE MOTIVAÇÃO PARA PARTICIPAR DE UMA EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIASCONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA MICROBIOLOGIA PARA FUNDAMENTAR A ZONA RELACIONAL DO PERFIL CONCEITUAL DE VIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

TRINDADE, Oziel Santana Neri; SILVA JUNIOR, Juvenal Cordeiro  y  TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.37-50. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140303.

O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos estudantes do Ensino Médio em relação aos insetos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários junto a 100 estudantes de duas escolas públicas. A análise foi desenvolvida com apoio da Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que os estudantes sustentam uma imagem predominantemente pejorativa em relação à grande maioria desses organismos. Tal imagem depreciativa é influenciada pelos meios de comunicação, pela escola e pelo conhecimento popular disseminado nas relações interpessoais. Ao final do trabalho, alertamos para a importância da atuação da escola na desmistificação das representações sustentadas pelos estudantes e para a construção de uma perspectiva mais ecológica na abordagem dos assuntos relacionados ao ensino de Zoologia.

Palabras clave : Estudantes; representações sociais; insetos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )