SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTSTHE RECONSTRUCTION OF BIOLOGICAL CONCEPTS IN TEACHER TRAINING AND THE PROPOSITION OF AN EXPLANATORY MODEL FOR THE RELATION BETWEEN GENOTYPE AND PHENOTYPE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COUTINHO, Francisco Ângelo; MARTINS, Rogério Parentoni  and  VIEIRA, Marcos Costa. CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA MICROBIOLOGIA PARA FUNDAMENTAR A ZONA RELACIONAL DO PERFIL CONCEITUAL DE VIDA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.51-64. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140304.

Discute-se, neste estudo, como as reflexões da filosofia da Microbiologia podem contribuir para fundamentar a zona relacional do conceito biológico vida e os benefícios que traria para o aprendizado dos alunos em virtude de sua utilização em sala de aula. A partir da definição do conceito vida como adaptação flexível, argumenta-se sobre a possibilidade de que o ensino em Biologia seja sintético ao invés de meramente analítico. Para alcançar esse objetivo, fundamenta-se na zona relacional do conceito vida e se discute de que formas as consequências dessa fundamentação podem contribuir para a prática do ensino em Biologia. Simultaneamente, espera-se contribuir para reforçar o programa de pesquisas sobre perfis conceituais, uma vez que isso trará consequências positivas para a compreensão dos aspectos ontológicos e epistemológicos das zonas do perfil de um conceito científico.

Keywords : Conceito vida; perfil conceitual; ensino de biologia; filosofia da biologia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )