SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROPOSIÇÃO DE UM MODELO EXPLICATIVO PARA A RELAÇÃO GENÓTIPO E FENÓTIPOSENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SANTOS, Cintia Ap. Bento dos  y  CURI, Edda. REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.85-95. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140306.

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que tem por objetivo apresentar como ocorrem as mobilizações de conhecimentos matemáticos na resolução de tarefas de Física, considerando os registros de representação semiótica. Para evidenciar o exposto, trazemos uma análise qualitativa centrada na transformabilidade dos registros de representação semiótica e em aspectos didáticos de três tarefas que fizeram parte de um de nossos instrumentos utilizados na pesquisa, bem como uma síntese explicitando o que Duval entende por registros de representação semiótica. Ao final, apresentamos algumas considerações que apontam para as dificuldades que alunos podem ter no momento da resolução de tarefas de Física que, de certa forma, associam-se com a transformabilidade de um registro de representação semiótica.

Palabras clave : Mobilização de conteúdos; registros de representação semiótica; ensino de física..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )