SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3RESEARCH IN ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN OVERVIEW ON ITS CONSTRUCTIONREPRESENTATION AND CONCEPTUAL INADEQUACIES OF THE TOPIC "PHYLOGENY" IN BIOLOGY TEXTBOOKS FOR HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; FRANCISCO, Welington  and  OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de. ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.131-147. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140309.

Apesar da comum utilização das analogias em livros de ciências em geral, estudos envolvendo essa presença em livros de Ensino Superior não são usuais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um estudo sobre as analogias encontradas nos livros de Química Geral voltados ao Ensino Superior, na tentativa de fazer um paralelo com estudos cujas análises se deram para livros de Ensino Médio. Após a leitura integral das obras, identificou-se 212 analogias, as quais foram classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Foi observada maior presença de analogias nas obras do Ensino Superior, diferenças no tipo de relação analógica e menor presença de analogias ilustrativas. Também foram discutidos apontamentos sobre um uso mais adequado de algumas das analogias, assim como sobre o papel do professor.

Keywords : Analogia; livro didático; química geral..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )