SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A PESQUISA EM EDUCAÇAO AMBIENTAL: UM PANORAMA SOBRE SUA CONSTRUÇÃOREPRESENTAÇÃO E DISTORÇÕES CONCEITUAIS DO CONTEÚDO"FILOGENIA EM LIVROS DIDÁTÍCOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; FRANCISCO, Welington  y  OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de. ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.131-147. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140309.

Apesar da comum utilização das analogias em livros de ciências em geral, estudos envolvendo essa presença em livros de Ensino Superior não são usuais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um estudo sobre as analogias encontradas nos livros de Química Geral voltados ao Ensino Superior, na tentativa de fazer um paralelo com estudos cujas análises se deram para livros de Ensino Médio. Após a leitura integral das obras, identificou-se 212 analogias, as quais foram classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Foi observada maior presença de analogias nas obras do Ensino Superior, diferenças no tipo de relação analógica e menor presença de analogias ilustrativas. Também foram discutidos apontamentos sobre um uso mais adequado de algumas das analogias, assim como sobre o papel do professor.

Palabras clave : Analogia; livro didático; química geral..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )