SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3REPRESENTATION AND CONCEPTUAL INADEQUACIES OF THE TOPIC "PHYLOGENY" IN BIOLOGY TEXTBOOKS FOR HIGH SCHOOLFOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

RIBEIRO, Rafael João; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da  and  KOSCIANSKI, André. ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMACÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.167-183. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140311.

A teoria da aprendizagem significativa enfatiza a importância da ancoragem seletiva entre ideias já existentes e as ideias novas no processo de aquisição de conhecimentos. A eficiência desse processo depende, entre outros fatores, da presença de subsunçores. Na falta deles, pode-se incluir organizadores prévios, mecanismos didáticos que auxiliam a preparação de ideias âncora. Esta pesquisa investigou a construção de um organizador prévio no formato de curta de animação digital, discutindo os critérios didáticos e técnicos envolvidos nessa tarefa. Um curta foi criado e aplicado em uma aula de Física, se mostrando efetivo na função de organizador prévio. O trabalho enumera características que orientam a construção de um curta de animação com função de organizador prévio.

Keywords : Aprendizagem significativa; organizador prévio; curta de animação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )