SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETINGTHE RESTRUCTURING OF THE PEDAGOGICAL PROGRAM OF A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY'S DEGREE IN PHYSICS EDUCATION: CONTRIBUTIONS OF FUTURE TEACHERS TO THE PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MUENCHEN, Cristiane  and  DELIZOICOV, Demétrio. A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.199-215. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140313.

No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil.

Keywords : Três momentos pedagógicos; freire; fleck..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )