SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3DISCURSOS QUE CIRCULAM NA CORREÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO: SENTIDOS E SIGNIFICADOSO CARAMUJO AFRICANO EM CONTEXTO ESCOLAR: AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ESTUDO DA HELMINTOFAUNA ASSOCIADA AO CARAMUJO EM BARRA DO PIRAÍ (RJ) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

CASTRO, Darcy Ribeiro de  e  BEJARANO, Nelson Rui Ribas. O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.261-274. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140316.

Este trabalho objetivou fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos das séries iniciais da Cooperativa de Ensino de Central- COOPEC, cidade de Central, Bahia-BA, em fevereiro de 2009, bem como descrever o contexto de ensino na sala de aula das referidas turmas durante aquele ano letivo. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e envolveu conteúdos de alguns aspectos de seres vivos (identificação, tamanho e função) nas séries iniciais (2° ao 5° ano), e crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Para desenvolvê-lo, usamos o referencial vygotskyano acerca dos conhecimentos espontâneos e científicos das crianças e outro biológico, sobre as concepções espontâneas delas nessa área. Aplicamos questionários com questões generalistas nas turmas para fins de obter informações sobre o conhecimento espontâneo dos estudantes com respeito aos seres vivos; discutimos com as professoras os conhecimentos trazidos à escola pelos estudantes nas reuniões bimestrais e aplicamos um questionário para que elas respondessem ao final do último encontro. A análise de dados, a partir das respostas de alunos e das professoras, foi realizada em todas as séries com base no método comparativo, com o intuito de evidenciar o que conhecem as crianças sobre os referidos aspectos de seres vivos, como ponto de partida para planejamento de ensino sobre o tema.

Palavras-chave : Séries iniciais do ensino fundamental; conhecimentos prévios; seres vivos; referencial vigotskyano; planejamento de ensino..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )