SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O CARAMUJO AFRICANO EM CONTEXTO ESCOLAR: AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ESTUDO DA HELMINTOFAUNA ASSOCIADA AO CARAMUJO EM BARRA DO PIRAÍ (RJ)INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS DA ÁREA ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BOSS, Sergio Luiz Bragatto; MIANUTTI, João  e  CALUZI, João José. INSERÇÃO DE CONCEITOS E EXPERIMENTOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE VIGOTSKI. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.289-312. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140318.

Neste trabalho, analisa-se a importância educativa do ensino de conteúdos de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma experiência didática com alunos do 5° ano, em que foram utilizados cinco experimentos sobre eletricidade e magnetismo. O referencial teórico utilizado foi a psicologia sócio-histórica, sobretudo os estudos de Vigotski sobre a formação de conceitos. Pode-se afirmar que o ensino de Física e o uso de atividades experimentais nas séries iniciais não podem, a rigor, serem associados simplesmente ao ensino dos conceitos científicos, mas explorados tendo como horizonte o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : Experimentos de física; ensino fundamental; Vigotski..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )