SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3INSERTION OF PHYSICS CONCEPTS AND EXPERIMENTS IN THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL: AN ANALYSIS IN THE LIGHT OF VIGOTSKI'S THEORYCONTINUING EDUCATION, COMPUTER USE AND SCIENCE CLASSES IN THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FRAIHA-MARTINS, France  and  GONCALVES, Terezinha Valim Oliver. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS DA ÁREA ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.313-331. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140319.

Neste artigo, examinamos dissertações e teses sobre o uso da informática na educação matemática e científica nos anos iniciais de escolaridade, defendidas no âmbito da área ensino de Ciências e Matemática (46) no Brasil. Os referenciais teóricos que adotamos para analisar essas pesquisas são: Valente (1999), Almeida (2007), Haddad (2002), Franco (2003), dentre outros. Os resultados revelam que pesquisas, ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando informática como recurso, privilegiam estudo das potencialidades das tecnologias empregadas. Poucos trabalhos verticalizam de maneira epistêmica ou metodológica o papel docente em contextos em que a informática está inserida. Investir em pesquisas sobre essa temática é desejável, considerando as perspectivas da área de educação em Ciências e Matemática neste século.

Keywords : Informática; educação em ciências e matemática; anos iniciais do ensino fundamental..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )