Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
GABINI, Wanderlei Sebastião and DINIZ, Renato Eugênio da Silva. A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.333-348. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140320.
O presente artigo discute um processo de formação continuada que focou o ensino de Ciências e o uso do computador, considerando a escola como locus de formação. Essa ação formativa voltou-se para professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e orientou-se pela observação participante. Buscou-se caracterizar as práticas educativas considerando a elaboração do conhecimento científico, o desenvolvimento de atividades experimentais e as possibilidades educacionais da informática. Os resultados revelam o envolvimento do grupo em uma postura de investigação e reflexão, bem como a valorização dos espaços coletivos para debate constante em relação às questões do cotidiano da sala de aula e da ação docente.
Keywords : Formação continuada de professores; uso do computador; ensino de ciências..